Ligamento Cruzado Anterior

Entenda a lesão

Dr. Marcelo Tostes Ligamentos do Joelho O que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma estrutura anatômica, tipo um “cordão”, que fica dentro do joelho conectando o fêmur (osso da coxa) à tíbia (osso da perna) e que tem por função principal estabilizar o joelho no sentido da rotação.

Qual a função do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? A principal função deste ligamento é promover uma estabilidade rotacional ao joelho, preservando assim suas estruturas internas, como meniscos e cartilagens.

Na prática, quando o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é solicitado? Quando as pessoas fazem atividades que solicitam a rotação, como no momento em que
saem do carro, que têm que colocar o pé no chão e girar o corpo sobre o joelho. Quem apresenta a lesão deste ligamento muitas vezes não consegue fazer movimentos simples como esse, ou mesmo exercícios que demandam troca de direção, como o futebol, handebol, tênis, esqui, e etc. Com o aumento do nível dos esportes nos dias de hoje, o número de pessoas com lesão desse ligamento tem aumentado a cada ano.

Dr. Marcelo Tostes
Dr. Marcelo Tostes
Dr. Marcelo Tostes
Em que situação o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é lesionado?

O LCA é lesionado, na maioria das vezes, durante práticas esportivas. Os mecanismos mais comuns de lesão do ligamento ocorrem com rotação do joelho com o pé fixo no chão. O trauma pode ocorrer com contato direto do adversário, ou mesmo com rotação do joelho sem contato algum. Outro mecanismo possível é quando o atleta estica demais o joelho (hiperextensão) frequentemente, quando o atleta "fura" uma bola e chuta no ar, ou mesmo quando o atleta salta e cai com o joelho esticado além do limite normal.

Os estudos mostram que mais de 90% das pessoas que machucam o LCA sentem ou até ouvem um estalo (barulho) no joelho no momento da lesão. Após o entorse do joelho, normalmente a pessoa cai no chão e reclama de fortes dores. Horas depois, pode ter muito edema (inflamação) do joelho com dor para andar.

Muitas vezes, o menisco também pode ser lesionado junto com o ligamento cruzado e causar mais desconforto ao atleta. Orienta-se que qualquer tipo de entorse do joelho que cause dores e desconforto no joelho seja suficiente para que a pessoa procure um Ortopedista Especialista em Joelho para uma avaliação pormenorizada.

É necessário fazer cirurgia após ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?

Depende muito de vários fatores. Por exemplo, se existe uma lesão ou desinserção (soltura) do menisco, o que se orienta é fazer uma artroscopia para resolver a lesão meniscal e refazer o ligamento cruzado anterior para estabilizar novamente o joelho.

Caso o atleta ou amador que tenha tido a lesão deseja retornar aos esportes que exigem rotação do joelho (como o futebol, tênis, handebol, etc), aconselha-se que seja feita a cirurgia de reconstrução do LCA para que o mesmo não venha a ter um novo entorse com piores consequências (como lesão da cartilagem, meniscos, etc), já que, uma vez lesado, este muitas vezes não se regenera.

No entanto, algumas pessoas não sentem instabilidade do joelho no dia-a-dia e estão dispostas a diminuir e mudar o ritmo de atividades físicas. Neste caso, é possível viver tranquilamente com a ruptura do LCA, desde que a pessoa não sinta instabilidade ou dor no joelho.

Como sei se meu Ligamento tem uma Lesão Parcial ou Total?

Muitas vezes, o paciente chega ao consultório médico com vários exames e várias opiniões a respeito da dúvida entre uma lesão completa ou parcial de seu ligamento.

Para isso, o Dr. Marcelo Tostes possui em seu consultório um aparelho moderno (Artrômetro Digital) capaz de “medir a gaveta” do joelho e ter certeza se a lesão foi parcial ou completa.

Caso a lesão tenha sido parcial, normalmente não é necessária a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado, já que existe muita chance do mesmo voltar à sua condição habitual (nesses casos, é feita nova medida depois de 02 meses do entorse para avaliar se o ligamento cicatrizou normalmente ou não).

Compartilhar:

Saiba mais

Técnica Biológica de Reconstrução do LCA

Acesse

Meniscos: Lesão e Tratamento

Acesse

Lesão do Ligamento Colateral Medial (LCM)

Acesse