Ligamento Cruzado Anterior

Entenda a lesão

Dr. Marcelo Tostes Ligamentos do Joelho O que é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é uma estrutura anatômica, tipo um “cinto de segurança”, que fica dentro do joelho conectando o fêmur à tíbia / coxa à perna e que tem por função principal estabilizar o joelho no sentido da rotação/giro (nas trocas de direção) e aceleração / desaceleração.

Qual a função do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? A principal função deste ligamento é promover uma estabilidade rotacional ao joelho, preservando assim suas estruturas internas, como meniscos e cartilagens. Como se fosse um cinto de segurança eu protegesse os meniscos e cartilagens do joelho.

Na prática, quando o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é solicitado? No dia a dia movimentos que solicitam a rotação do joelho como no momento de sair do carro, quando colocamos o pé no chão e giramos o corpo sobre o joelho. Quem apresenta a lesão deste ligamento muitas vezes sentem uma insegurança nesse tipo de movimento. Exercícios ou esportes que demandam troca de direção como futebol, esqui, lutas, tênis entre outros solicitam muito o LCA. Caso o paciente que tenha seu LCA rompido faça a prática dessas atividades físicas sem a reconstrução do mesmo estará sob alto risco de “girar o joelho em falso” e ter sérias consequências como lesão meniscal (do menisco) grave e/ou lesão de cartilagem e processo de artrose precoce como consequência. Com o aumento do nível dos esportes nos dias de hoje, o número de pessoas com lesão desse ligamento tem aumentado a cada ano.

Dr. Marcelo Tostes
Dr. Marcelo Tostes
Dr. Marcelo Tostes
Em que situação o Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é lesionado?

O LCA é lesionado, na maioria das vezes, durante práticas esportivas, principalmente nas que demandam troca de direção / giro do joelho com o pé fixo ao solo. O trauma pode ocorrer com contato direto do adversário ou mesmo com rotação do joelho sem contato algum (maioria dos casos). Outro mecanismo possível é quando o atleta estica demais o joelho (hiperextensão) frequentemente, quando o atleta "fura" uma bola e chuta no ar, ou mesmo quando o atleta salta e cai torcendo o joelho.

Os estudos mostram que mais de 80% das pessoas que machucam o LCA sentem ou até ouvem um estalo (barulho) no joelho no momento da lesão. Após o entorse / torção do joelho normalmente a pessoa cai no chão e reclama de fortes dores. Horas depois pode ter muito edema (inchaço) do joelho com dor para andar. Pode, também, acontecer de romper o ligamento cruzado anterior (LCA) sem muitas dores ou inchaço do joelho nas lesões isoladas e com entorses de pouca energia.

Muitas vezes, o menisco e o ligamento anterolateral (LAL) também podem ser lesionados junto com o ligamento cruzado e causar mais desconforto ou instabilidade ao paciente. Orienta-se que qualquer tipo de entorse do joelho que cause dores e/ou desconforto / insegurança no joelho seja suficiente para que a pessoa procure um Ortopedista Especialista em Joelho para uma avaliação pormenorizada.

É necessário fazer cirurgia após ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)?

Depende muito de vários fatores. Por exemplo, se existe uma lesão ou desinserção (soltura) do menisco, o que se orienta é fazer uma artroscopia para resolver a lesão meniscal e refazer o ligamento cruzado anterior para estabilizar novamente o joelho.

Caso o atleta ou amador que tenha tido a lesão deseja retornar aos esportes que exigem rotação do joelho (como o futebol, tênis, handebol, etc), aconselha-se que seja feita a cirurgia de reconstrução do LCA, sutura/costura do menisco quando necessário e reconstrução do ligamento anterolateral (LAL) quando necessário para que o mesmo não venha a ter um novo entorse com piores consequências (como lesão da cartilagem, meniscos, etc) já que uma vez lesionado o LCA não se regenera.

Por que desde 2013 tem aumentado muito a indicação de reconstrução do LCA e reforço extra-articular ou reconstrução do ligamento anterolateral?

Em 2013 a ortopedia de joelho do mundo todo foi surpreendida com a “descoberta” do ligamento anterolateral (LAL). Trata-se de um ligamento que fica na periferia do joelho e que serve como um cinto de segurança do LCA, diminuindo drasticamente o índice de re-lesões do LCA depois de reconstruído para mais de 4 vezes! Ainda sim quando o LAL é reconstruído junto do LCA existe uma proteção extra dos meniscos quando suturados/costurados. Atualmente, em minha prática clínica mais de 90% dos pacientes submetidos a reconstrução do LCA tem seus LAL reconstruídos. O tempo cirúrgico aumenta em apenas 05 a 10 min e o pós operatório é como de uma cirurgia de LCA normal.

Como sei se meu Ligamento tem uma Lesão Parcial ou Total?

Muitas vezes, o paciente chega ao consultório médico com vários exames e várias opiniões a respeito da dúvida entre uma lesão completa ou parcial de seu ligamento.

Para isso, o Dr. Marcelo Tostes possui em seu consultório um aparelho moderno (Artrômetro Digital) capaz de “medir a gaveta” do joelho e ter certeza se a lesão foi parcial ou completa.

Caso a lesão tenha sido parcial, normalmente não é necessária a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado, já que existe muita chance do mesmo voltar à sua condição habitual (nesses casos, é feita nova medida depois de 02 meses do entorse para avaliar se o ligamento cicatrizou normalmente ou não).

Compartilhar:

Saiba mais

Técnica Biológica de Reconstrução do LCA

Acesse

Meniscos: Lesão e Tratamento

Acesse

Ligamento Anterolateral (LAL)

Acesse