Artrose

Cirurgia - Prótese de joelho

O que é a prótese do joelho: A prótese do joelho nada mais é que um recapeamento da articulação do joelho por implantes metálicos e sintéticos que envolvem os ossos desprotegidos de sua estrutura de proteção nativa (cartilagem). Serve, portanto, para aliviar as dores causadas pela artrose (doença do joelho que elimina / degenera a cartilagem) em condições avançadas. Um joelho que tem artrose avançada dói muito quando usado já que os nossos ossos são vivos e têm nervos que levam o joelho a doer quando perdem sua proteção natural de menisco e cartilagem

Ver mais sobre Artrose

Se você imagina o joelho como uma dobradiça tenha certeza de que, na verdade, é muito mais complexo. Para todos os componentes metálicos e sintéticos que constituem a prótese do joelho deve haver uma congruência e similaridade com as superfícies naturais/anatômicas de um joelho normal. Com base na idade, estilo de vida e condições do joelho do paciente, existem diversas opções de design de prótese que podemos escolher para que o paciente possa retomar à sua vida ativa sem complicações. Em última análise, o cirurgião fará uma recomendação do implante (design e marca) com base em sua habilidade e experiência com um dispositivo em particular, bem como suas circunstâncias e necessidades específicas.

O Dr. Marcelo Tostes entende que é extremamente importante que o cirurgião explique as diferenças das próteses ao paciente para que ambos possam tomar as melhores decisões conjuntamente.

Componentes da Prótese (IMPLANTES) Há três componentes para um implante do joelho que substituem três superfícies ósseas: Femoral, tibial e patelar. Os componentes pesam entre 300 e 400 gramas no total.

1 | Componente Femoral É assentado sobre o fêmur. Possui contornos que permitem o deslizamento da patela na flexão e extensão do joelho.

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Cirurgia - Prótese de joelho

2 | Componente Tibial É uma plataforma metálica plana com a inserção de um componente de polietileno que fica entre os componentes tibial e femoral, absorvendo o impacto e tornando os movimentos do joelho mais congruentes.

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Cirurgia - Prótese de joelho
JOELHO SEM OSTEOARTROSE
Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Cirurgia - Prótese de joelho
JOELHO OSTEOARTROSE AVANÇADA
Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Cirurgia - Prótese de joelho
JOELHO COM PRÓTESE (NOTE QUE A PRÓTESE REVESTE APENAS O OSSO NA ARTICULAÇÃO)

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Cirurgia - Prótese de joelho
Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Cirurgia - Prótese de joelho

NESSAS RADIOGRAFIAS ACIMA VEJAM COMO ESTAVA A ARTICULAÇÃO ANTES E COMO FICOU DEPOIS COM A PRÓTESE DO JOELHO. VEJA QUE COM A PRÓTESE A ARTICULAÇÃO VOLTOU A SER CONGRUENTE E O JOELHO / PERNA FICOU ALINHADO (CASO OPERADO PELO DR. MARCELO TOSTES)

3 | Componente Patelar O “botão” patelar é uma peça em forma de cúpula de polietileno (com alto peso molecular) que replica a superfície original da patela.

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Cirurgia - Prótese de joelho

4 | Materiais dos Implantes Estes são concebidos de tal modo que um componente de metal sempre se apoia/move sobre um componente de plástico (polietileno). Isso promove um movimento suave e minimamente desgastante. As partes metálicas do implante são geralmente confeccionadas a partir de titânio ou cobalto com ligas à base de cromo.

QUANDO É INDICADA A PRÓTESE DO JOELHO

Quando o joelho além de não ter mais as estruturas internas que protegiam o osso de impactos como meniscos e cartilagens, passa a ter inflamação / edema recorrente dos ossos que o envolvem (lembrando que o osso é vivo e dói bastante quando sofre impactos do dia a dia sem sua proteção natural). Normalmente pacientes que demandam muito dos joelhos na sua rotina e tem desgaste importante de cartilagem referem muitas dores depois de andar ou ficar em pé. Esses pacientes têm indicação da Artroplastia do Joelho (cirurgia de prótese). Sintomas mais comuns para a indicação da prótese:
- Dores que limitam o dia a dia do paciente
- Restrição de mobilidade
- Alteração de eixo / alinhamento do joelho
- Instabilidade articular

O QUE SE ESPERA DE UM PACIENTE COM PRÓTESE DO JOELHO EM TERMOS DE DOR, MOBILIDADE, FORÇA MUSCULAR E ATIVIDADES FÍSICAS?

Um paciente que tenha sido operado de prótese do joelho pode fazer atividades físicas que não envolvam muito impacto como caminhadas, bicicleta, natação, academia, dança, tênis de dupla, entre outros. A força muscular tende a melhorar com atividade física, fisioterapia e academia. O movimento do joelho será desde esticar completamente até fletir a 120 graus. A perna estará alinhada, reta, e sem instabilidades. Não é comum ter dores no joelho com a prótese depois do processo de inflamação / cicatrização do pós operatório.

QUANTO TEMPO DURA UMA PRÓTESE DE JOELHO ?

Mais de 90% tem durado além de 15 anos e 80% durado 25 anos. Existe uma tendencia de melhora da durabilidade com os implantes mais modernos. A durabilidade da prótese também varia com:
- Qualidade do implante
- Técnica cirúrgica adequada
- Uso adequado pelo paciente - Atividades adequadas
- Complicações como infecção (raras mas existem) podem atrapalhar na durabilidade do implante.

Compartilhar:

Cirurgias para artrose

Subcondroplastia

Acesse

Osteotomia

Acesse

Prótese do Joelho

Acesse