Meniscos

Lesão e Tratamento

No joelho, existem duas estruturas chamadas meniscos que se encontram entre o fêmur e a tíbia. Uma no lado interno, denominada menisco medial, e uma no lado externo, menisco lateral.

Os meniscos absorvem impacto nos joelhos, sendo especialmente demandados nos movimentos de salto, de giro e de agachamento. Podem ser lesionados (machucados) em diversas situações, ocorrendo de forma mais frequente nos movimentos de giro.

Quando ocorre uma lesão no menisco, diversos tratamentos podem ser realizados. Esses são baseados no padrão da lesão meniscal. Sejam lesões traumáticas (cirúrgicas) ou atraumáticas/degenerativas (normalmente não cirúrgicas).

Dr. Marcelo Tostes

Formas de tratamentos:

1 | Não Cirúrgico (conservador) Em que o paciente passa a conviver com o menisco machucado, pois este não o incomoda de forma importante. A fisioterapia é importante para ajudar no processo de adaptação. Em alguns casos, dependendo do tamanho da lesão, ocorre cicatrização espontânea. Muitas vezes uma infiltração articular se faz necessária.

2 | Cirúrgico Meniscectomia por artroscopia
Consiste numa técnica em que se retira apenas o pedaço "machucado" do menisco. Nessa cirurgia, o paciente retorna rapidamente às suas atividades do dia a dia, porém as chances de artrose no futuro são maiores.

Reparo ou Sutura Meniscal
Consiste em "costurar" o menisco e permitir que o mesmo continue próximo do aspecto original. A desvantagem é que a reabilitação é mais lenta, e a vantagem é que as chances de artrose são mínimas. Dor no joelho pode significar inúmeras patologias e depende de fatores como idade, sexo, atividades de rotina, etc.

ATENÇÃO: Através de muitos estudos e observação clínica, hoje se sabe que RARAMENTE um menisco deve ser operado! Muitas vezes o estudo de imagens, como o da Ressonância Magnética, mostra alterações meniscais como "lesão ou fratura do corno posterior do menisco medial" de aspecto degenerativo e que NÃO DEVEM SER OPERADAS! Mesmo que haja um alívio da dor no pós operatório (artroscopia), com o passar dos meses e anos, um processo de artrose precoce se instalará no joelho operado.
Compartilhar:

Saiba mais

Viscossuplementação / Ácido Hialurônico

Acesse

Artrose do Joelho

Acesse

Condromalácia – “Joelho Estalando”

Acesse