Artrose

Cirurgia - Subcondroplastia


(Cirurgia Minimamente Invasiva para Artrose em Fase Inicial / Moderada)

A Subcondroplastia, ou Condroplastia do osso subcondral (osso que fica abaixo da cartilagem), é uma cirurgia minimamente invasiva, percutânea e guiada por radioscopia, que tem por objetivo o preenchimento do defeito medular ósseo.

Estudos recentes mostraram que pessoas que apresentam lesão medular óssea na fase inicial da artrose apresentam até nove vezes mais chance de precisar de cirurgia de prótese total do joelho durante o tratamento do que uma pessoa que não as apresenta.

O procedimento constitui-se basicamente da injeção de um substituto ósseo biológico em forma de pasta de fosfato de cálcio na região do edema ósseo, que permite uma maior resistência do osso subcondral que envolve a articulação. Esse substituto ósseo biológico permite uma osteoindução e osteocondução natural capaz de devolver uma natureza normal à estrutura óssea da área de lesão.

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: Procedimento de Subcondroplastia (Injeção de Pasta de Fosfato de Cálcio) na região do Defeito Ósseo Subcondral. Técnica minimamente invasiva.
Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: A imagem acima mostra a área com defeito ósseo sendo ocupada pelo material aplicado (osteocondutor e osteoindutor biológico).

O desgaste da cobertura de cartilagem que envolve os ossos na região das articulações aumenta a pressão sobre o osso. Esse aumento de pressão se traduz em pequenas fraturas (as chamadas fratura de insuficiência) que geram muita dor e desconforto ao pisar ou andar. Nessa fase que o procedimento de Subcondroplastia é mais adequado para ser realizado. Caso o processo de artrose evolua mais, com pinçamento articular importante (osso contra osso) e achatamento ósseo, esse procedimento já não tem mais indicação. Quando bem indicado, o procedimento pode trazer o alívio dos sintomas no dia seguinte à cirurgia.

Já existem vários pacientes no mundo que fizeram essa cirurgia. Os resultados têm sido animadores, apesar de não ter sido estudado exaustivamente por ser recente. Muitos pacientes que seriam submetidos à cirurgia de prótese (substituição de toda a articulação por uma camada de metal) deixam de fazê-la ao serem submetidos à Subcondroplastia. Porém não significa que nunca mais terão que fazer uma prótese. Cada caso deve ser avaliado minuciosamente pelo médico ortopedista especialista em joelho. Atualmente, essa técnica tem sido mais realizada nas articulações do joelho e do quadril, porém está sendo estudada para outras articulações, como o tornozelo.

As imagens abaixo mostram uma área de defeito ósseo subcondral visto à Ressonância Magnética.

Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: As imagens abaixo mostram uma área de defeito ósseo subcondral visto à Ressonância Magnética.
Dr. Marcelo Tostes Dr. Marcelo Tostes: As imagens abaixo mostram uma área de defeito ósseo subcondral visto à Ressonância Magnética.
Compartilhar:

Cirurgias para artrose

Subcondroplastia

Acesse

Osteotomia

Acesse

Prótese do Joelho

Acesse