Quadril

Síndrome do Impacto Femoroacetabular ou Síndrome do Impacto do Quadril


Trata-se se uma patologia articular causada pelo impacto do osso da coxa (o fêmur) contra o osso da bacia (o acetábulo) no momento de flexão do quadril associado à rotação do mesmo (impacto dinâmico do quadril). Trata-se, portanto, de uma alteração anatômica da pessoa que gera uma incongruência articular que, no momento do esporte, ou mesmo na posição sentada, provoca o impacto na articulação do quadril.

Existem três tipos de impacto: PINCER, CAME ou COMBINADO. Cada tipo refere-se à alteração óssea (calosidade) da região afetada (osso da bacia ou osso da coxa).

Veja abaixo os tipos de impacto femoroacetabulares e suas localizações:

Dr. Marcelo Tostes Quadril, Pincer, Carne, Combinado

A avaliação do tipo de impacto depende da alteração anatômica da pessoa, que pode ser analisada através de exames de imagens radiográficas específicas ou através da tomografia computadorizada.

O exame físico também é fundamental para o diagnóstico. Abaixo o exame do quadril que sempre deve ser testado pelo ortopedista:

Dr. Marcelo Tostes
Dr. Marcelo Tostes

O impacto femoroacetabular, ou impacto do quadril, ocorre de maneira dinâmica, como apresentado no vídeo acima.

Exames complementares A Ressonância Magnética deve ser sempre solicitada pelo médico especialista para a avaliação óssea e do labrum, estrutura que recobre a articulação do quadril. Importante ressaltar que a lesão labral (ou seja, do labrum) é comumente encontrada, mesmo em pessoas que não têm doença no quadril, e não deve ser parâmetro único de indicação de cirurgia!

Tratamento O princípio do tratamento é a alteração do gesto esportivo, no caso dos atletas, e o fortalecimento da musculatura envolvida na articulação do quadril (CORE). Normalmente, esse tratamento, quando realizado de maneira correta por um bom fisioterapeuta, controla a patologia.

Em raros casos, a cirurgia de artroscopia do quadril deve ser realizada para melhorar a incongruência articular e prevenir a evolução da doença.

Compartilhar: