Artroscopia do Joelho / Cirurgia dos Meniscos 

 

Artroscopia de joelho

O que é artroscopia de Joelho
Preparação para Cirurgia de artroscopia de joelho
Cirurgia artroscópica
Recuperação pós artroscopia
Complicações e sinais de alerta

 
            O que é a artroscopia de joelho?
            A artroscopia é um procedimento cirúrgico comum no qual a articulação (Artro-) é visto  por dentro (-escopia), usando uma pequena câmera. Artroscopia dá aos médicos uma visão clara do interior do joelho. Isso  ajuda a diagnosticar e tratar problemas do joelho.
             Avanços tecnológicos têm levado a monitores de alta definição e câmeras de alta resolução. Estas e outras melhorias fizeram da artroscopia uma ferramenta muito eficaz para o tratamento de problemas no joelho. Segundo a American Society for Orthopaedic Sports Medicine, mais de 4 milhões de artroscopias do joelho são realizadas em todo o mundo a cada ano. Não temos dados sobre o Brasil.

                 Descrição
               A artroscopia é feita através de pequenas incisões. Durante o procedimento, o cirurgião ortopédico insere o artroscópio (um instrumento pequena  com uma câmera do tamanho de um lápis) na  articulação do joelho. O artroscópio envia a imagem para um monitor de televisão. No monitor, o cirurgião pode ver as estruturas do joelho com grande detalhe.
          Esse procedimento é usado para reparar ou remover os tecidos  danificados. 
Para fazer isso, pequenos instrumentos cirúrgicos são colocados através de outras incisões em torno do joelho.

                 Preparação para Cirurgia
               Antes de indicar cirurgia o ortopedista realiza o exame clínico e avalia os exames de imagem.. Para ajudar a planejar o procedimento, o cirurgião ortopédico pode ordenar exames pré-operatórios. Estes podem incluir o hemograma, coagulograma,  eletrólitos do sangue e exames para avaliar a função renal e um  ECG (eletrocardiograma). O paciente deve ser avaliado pelo clínico ou cardiologista para determinar o risco cirúrgico.                  Antes da cirurgia, informe o seu médico ortopedista sobre quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma

                 Cirurgia
                A artroscopia é um procedimento realizado com internação de curta permanência sendo possível em alguns casos a cirurgia tipo Day Clinic.

                 Chegada ao hospital
                O hospital irá contactar o paciente caso isso não ocorra entre em contato com seu médico para que esse lhe oriente com detalhes específicos sobre a  internação. Você provavelmente vai ser convidado a chegar algumas horas antes da cirurgia para realizar a burocracia de internação e preencher a documentação do convénio. A realização de procedimentos cirúrgicos requer o jejum de agua e comida por no mínimo 8 horas.

                  Anestesia
                Antes da cirurgia um membro  da equipe de anestesia vai falar com você. A artroscopia pode ser realizada sob anestesia regional com sedação ou sob anestesia geral.

                  Close up de reparo do menisco
               Procedimento

               O cirurgião ortopédico fará pequenas incisões no joelho. A cirurgia é realizada preenchendo  o joelho com uma solução estéril será usada para  melhorar a visualização da articulação do joelho e enxaguar o sangue e a gordura. Isto ajuda o cirurgião ortopedista a ver o  joelho de forma clara e com grande detalhe.
Para realização do tratamento cirúrgico, o ortopedista irá inserir instrumentos minúsculos através de uma outra pequena incisão. Estes instrumentos podem ser tesouras, shaver, Probes, cautérios, ponteiras de rádio frequência, instrumentos especiais para sutura, etc. Esta parte do procedimento geralmente dura 40 minutos a mais de uma hora. O tempo total depende do tipo de cirurgia que esta sendo realizada.

                  As indicações mais comuns para Artroscopia de joelho são:
* A remoção ou reparação de cartilagem lesada e lesão meniscal
* Reconstrução do ligamento cruzado anterior
* Corte de pedaços de cartilagem articular
* Remoção de fragmentos soltos de osso ou cartilagem articular
* Remoção de tecido sinovial inflamado

                    Recuperação pós artroscopia
               Recuperação da artroscopia do joelho é muito mais rápido do que a recuperação da cirurgia no joelho aberto tradicional. Ainda assim, é importante seguir as instruções do seu cirurgião ortopédico com cuidado depois de voltar para casa.

                    Inchaço no Joelho
                 Manter a perna elevada tanto quanto possível para os primeiros dias após a cirurgia. Aplicar gelo, como recomendado pelo seu médico ajudam na diminuição do inchaço e alivio da dor .

                   Cuidados pós operatórios
                   O paciente sai do hospital com um curativo cobrindo o joelho. Mantenha as incisões limpas e secas. O seu cirurgião irá lhe dizer quando você pode tomar banho e quando trocar o curativo.
                    O seu cirurgião irá vê-lo no consultório alguns dias após a cirurgia para verificar o seu progresso, revisar os achados cirúrgicos, e começar o seu programa de tratamento pós-operatório.

                    Caminhar após a cirurgia
                   A maioria dos pacientes necessita muletas ou outra assistência após a cirurgia artroscópica. O seu cirurgião irá lhe dizer quando é seguro colocar peso sobre a perna operada. Se você tem alguma dúvida como caminhar ligue para o cirurgião.

                    Condução de veículos
               O seu médico irá discutir com você quando você pode dirigir. Esta decisão é baseada em uma série de fatores, incluindo:
* O joelho envolvido
* Se você dirige um carros com mudança automática ( hidramático) ou troca de marchas com embreagem
* A natureza do procedimento
* O nível de dor
* Uso de analgésicos narcóticos ou que diminuam os reflexos no pós operatório
* Como está o controle motor do joelho no pós operatório.
                  Tipicamente, os pacientes são capazes de conduzir 1-3 semanas após o procedimento principalmente joelho esquerdo com carros automáticos.

                   Medicamentos
                 O seu médico irá prescrever medicação para dor para ajudar a aliviar o desconforto após a cirurgia. Ele ou ela pode também recomendar medicamentos como aspirina para diminuir o risco de coágulos sanguíneos.

Exercícios para fortalecer os joelhos
Você deve exercitar seu joelho regularmente por várias semanas após a cirurgia. Isso irá restaurar o movimento e fortalecer os músculos da perna e joelho.
Exercícios terapêuticos irão desempenhar um papel importante na forma como você se recupera. Um programa de terapia física formal, pode melhorar o seu resultado final.
                 Complicações e sinais de alerta
                     Como com qualquer cirurgia, há riscos associados com a artroscopia do joelho. Estes ocorrem com pouca frequência e são menores e tratáveis.

                      Complicações
                      Possíveis problemas pós-operatório com artroscopia do joelho incluem:
* Infecção
* Os coágulos de sangue
* Acúmulo de sangue no joelho

                      Sinais de alerta no pós operatório
                      Ligue para o seu cirurgião ortopedista imediatamente se sentir qualquer dos seguintes:
* Febre
* Calafrios
* Calor persistente ou vermelhidão ao redor do joelho
* Dor persistente ou aumento progressivo da dor
* Inchaço significativo no joelho
* Aumento da dor, inchaço e endurecimento no músculo da panturrilha

                    Resultado da artroscopia
                    A menos que o paciente tenha tido uma reconstrução do ligamento, em geral deve ser capaz de retornar às atividades físicas após mais 6-8 semanas, ou às vezes muito mais cedo para atividades buracráticas. Atividades de alto impacto podem precisar ser evitado por um longo tempo. O paciente deve conversar com seu médico antes de retornar a atividades físicas intensas.
                 Se seu trabalho envolve o trabalho pesado,talvez necessite de um período maior de recuperação. Discuta quando você pode voltar em segurança para trabalhar com o seu médico.
                    O resultado final de sua cirurgia será determinado pelo grau de danos prévios no  joelho. Por exemplo, se a cartilagem articular do joelho está completamente desgastada, então a recuperação total talvez não seja possível. O paciente pode precisar mudar seu estilo de vida. Isso pode significar limitar as atividades e encontrar alternativas de baixo impacto nos exercício.

Veja abaixo vídeos relacionados