Ligamento Anterolateral

o reforço extra-articular do Joelho

Dr. Marcelo Tostes Ligamentos do Joelho Visão Geral Em 2013, diversos jornais do mundo como o New York Times reportaram a descoberta de um “novo” ligamento do joelho, o ligamento anterolateral (LAL).
Poucos sabem, mas em 1879 o cirurgião francês Paul Segond já descrevia a existência de uma faixa fibrosa resistente na região anterior e lateral do joelho.
Muitos anos se passaram entre 1879 e 2013 e essa estrutura passou a apresentar muitos nomes confusos e descrições anatômicas não muito claras além de não terem muita relevância no meio médico científico.
Até que, em 2013, um cirurgião belga, Dr. Steven Claes, conseguiu isolar esse ligamento através de uma dissecção anatômica apropriada. A esta estrutura foi dado o nome de Ligamento Anterolateral (LAL).

O que a “descoberta” do Ligamento Anterolateral revolucionou nas cirurgias de reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)? Com a cirurgia de reconstrução combinada do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) agora associada a cirurgia de reconstrução do Ligamento Anterolateral (LAL), o chamado reforço extra-articular, os índices de falhas / re-lesão do LCA que chegavam a 10% nos jogadores amadores e 28% em atletas passaram a ser de apenas 4%!!!

E o que mudou em relação ao retorno ao esporte com a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) associada ao Ligamento Anterolateral (LAL)? Sem a reconstrução do LAL, fazendo apenas a reconstrução do LCA, o retorno ao esporte prévio ficava entre 50%-65%. Com a reconstrução combinada LCA + LAL o índice de retorno dos pacientes operados ao esporte competitivo passou a alcançar 85,7%!!

O que justifica a melhora importante nos resultados funcionais de retorno ao esporte prévio e na redução drástica das falhas após a reconstrução associada do LCA com o Ligamento Anterolateral (LAL)? A região onde se insere o Ligamento Anterolateral (LAL) funciona como um braço de alavanca na região periférica do joelho, complexo anterolateral. Um verdadeiro “cinto de segurança” do Ligamento Cruzado Anterior.

Dr. Marcelo Tostes
Dr. Marcelo Tostes
Existem outras vantagens além do alto índice de retorno ao esporte prévio competitivo e baixa taxa de novas lesões do LCA reconstruindo o Ligamento Anterolateral (LAL)?

Sim. Estudos mostram que a reconstrução associada LCA + LAL ajuda a proteger a sutura / costura do menisco, caso haja. Portanto, quando existe a necessidade de suturar/costurar o menisco em um paciente com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) a reconstrução combinada com o Ligamento Anterolateral (LAL) protege essa sutura/costura meniscal.

Quando não reconstruir o Ligamento Anterolateral (LAL)?

Hoje em dia são raros os casos sem indicação. Paciente com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) sem instabilidade articular importante, maiores de 25 anos, com baixa demanda e sem lesão de menisco associada ou frouxidão ligamentar ou histórico de lesão ligamentar não tem indicação precisa para a reconstrução do LAL.

Quando estão indicadas as reconstruções do Ligamento Anterolateral (LAL)?

Cirurgias de Revisão do LCA, pacientes com frouxidão ligamentar, menores de 25 anos, atletas, paciente com lesão do LCA e lesão de menisco associada, instabilidade importante do joelho são alguns dos exemplos mais frequentes da indicação da reconstrução desse ligamento.
Como os índices de complicações para tal procedimento são mínimos as indicações de reconstrução do LAL vem aumentando nos últimos anos. Em minha prática clínica quase 90% dos meus pacientes que são operados de reconstrução do LCA tem seus LAL reconstruído, ou seja, faço o reforço extra-articular. O tempo cirúrgico com minha técnica de reconstrução é de apenas 10 min.
Importante saber que o pós-operatório / reabilitação não muda em relação a reconstrução isolada do LCA.

Tive a oportunidade de ficar 12 meses com o maior ícone de cirurgia do Ligamento Anterolateral no mundo, o cirurgião francês Dr. Bertrand Sonnery-Cottet, o que me privilegia muito nesse sentido.

Compartilhar:

Saiba mais

Lesão do Ligamento Cruzado Anterior – LCA

Acesse

Meniscos: Lesão e Tratamento

Acesse

Lesão do Ligamento Colateral Medial (LCM)

Acesse