Coluna

Lesões da coluna vertebral – Hérnia de Disco

As dores da coluna, principalmente as dores da coluna lombar e da coluna cervical, são uma das causas mais frequentes de procura ao ortopedista. Na grande maioria das vezes, as dores lombares ou cervicais são causadas por má postura, movimentos repetitivos ou mesmo por levantamento incorreto de peso, as chamadas lombalgias mecânicas, por exemplo.

Normalmente, essas dores são ocasionadas por inflamação da musculatura paravertebral, que envolve a coluna por insuficiência da musculatura em relação à demanda da pessoa. Prova disso é o fato de que pessoas que fazem atividades físicas regulares e sem exageros estão menos propensas a terem dores na coluna. Além disso, uma boa ergonomia no trabalho e durante o sono podem evitar dores lombares ou cervicais.

Dr. Marcelo Tostes Postura Correta

Fatores como idade, genética, tabagismo, obesidade e carregamento de peso de maneira incorreta são as causas mais comuns de lesões da coluna vertebral, dentre elas as Hérnias de Disco. Muitas pessoas possuem hérnia de disco e nem mesmo sabem que as têm, porque não tiveram eventos de dor. Daí a importância de tratarmos os pacientes e não os exames ou laudos de imagens. Isso porque as hérnias são lesões comuns de serem encontradas, principalmente por fazerem parte da própria degeneração da coluna.

Os chamados discos (estruturas que ficam entre as vértebras) funcionam para amortecer impacto e possibilitar que as vertebras possam se movimentar sem atrito entre os ossos. O processo de degeneração do disco pode levá-lo a uma desidratação e protrusão como nas imagens abaixo.

Dr. Marcelo Tostes Postura Correta

Caso a degeneração se progrida, e para isso acontecer normalmente os fatores citados acima estão envolvidos nesse processo, uma parte do conteúdo do disco pode se deslocar e “herniar” para uma região onde passam os nervos, conforme imagens abaixo.

Dr. Marcelo Tostes Postura Correta

No caso de a hérnia tocar o nervo o sintoma típico é de “travamento da coluna” e/ou dores irradiadas para os braços, no caso das hérnias cervicais, ou pernas, no caso das hérnias lombares. A irradiação das dores depende do lado em que a hérnia tocou o nervo (à esquerda darão dores no membro esquerdo e vice-versa) e de qual nervo foi acometido, sendo que cada nervo é responsável por uma região conforme imagem abaixo.

Dr. Marcelo Tostes Diagnóstico
Para a avaliação diagnóstica, o mais importante é que o paciente explique todos os detalhes ao médico, como o tipo de dor, os fatores de piora e melhora dos sintomas, tempo de evolução da doença e etc.

Além disso, um exame físico minucioso feito pelo médico é fundamental para o diagnóstico correto. Exames de imagens como radiografia, ressonância magnética ou eletroneuromiografia são armas importantes de auxílio ao diagnóstico e ajudam a “mensurar” a patologia.

Tratamento
Mais de 90% das dores da coluna, mesmo hérnias de disco, são tratadas de maneira conservadora, ou seja, sem necessidade de procedimento cirúrgico.

Basicamente o fortalecimento muscular adequado com atividades físicas regulares, alongamento, melhora da ergonomia (postura), controle do peso e melhora dos hábitos (como parar de fumar), melhoram os sintomas completamente.

Seu médico poderá utilizar medicamentos para o controle das dores durante a fase aguda da doença e melhora da qualidade de vida durante esse período.